Dicas para ir dos 21km para os 42km

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Corrida

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05 Fevereiro, 2020

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por marcelo

 

Dicas para ir dos 21km para os 42km

Quando eu comecei a correr, meu objetivo era apenas perder peso. Não sabia nada de ‘pace’, nem se estava correndo com a técnica certa…etc. Quando finalmente consegui secar, eu decidi que deveria procurar ajuda profissional se quisesse evoluir no esporte. A GUANA foi a solução para as minhas dúvidas e o caminho mais legal que eu podia ter traçado pra começar a planejar que tipo de corredora eu queria ser.

Corria só curtas distâncias, de leve. E com os treinos ficando mais sérios, decidi fazer uma meia maratona e partir para a primeira conquista dos 42km. Escolhi o Rio de Janeiro. Queria conhecer a cidade e já tinha ouvido falar que era a maratona mais bonita e mais movimentada do Brasil. E foi baseado na experiência dos professores da GUANA e de outros colegas que já tinham corrido lá, que decidi virar maratonista. E o processo foi longo, quase um ano de preparação. Muitos treinos, dietas…

Esses dias vi que muitos alunos por aqui venceram os primeiros 21kms… parabéns!! E agora vocês devem estar pensando: corro ou não uma maratona? Preparei algumas dicas simples que vão te ajudar a tomar essa decisão. Eu tô indo pra oitava. Bora?

Escolha bem a sua prova
Já que você vai dobrar a quilometragem, é melhor escolher uma maratona que simbolize algo para você e tenha percurso mais plano. Ambos ajudarão sua motivação a longo prazo e aumentarão suas chances de sucesso.

Tenha certeza que você tem tempo
A maioria das planilhas de treinamento para maratona duram de 16 a 20 semanas para dar tempo de construir a quilometragem e acomodar possíveis desvios que tendem a aparecer ao longo do caminho. Treinar para uma maratona consome mais tempo da sua vida, especialmente nos finais de semana. Tenha certeza de que você tem o tempo para se preparar antes de se comprometer.

Encontre o plano de treinos ideal
Existem milhões de planilhas de maratonas e é melhor seguir o tipo que funcionou para você nos treinos para a meia maratona. Esse pode ser um plano que inclua de 3 a 4 corridas por semana ou um em que você corra mais. Tudo depende do seu objetivo, tempo, preparação. A Guana te ajuda nisso, ok?

Corra mais
Treinar para uma maratona significa ir mais longe em uma temporada maior. A chave para isso é mirar um ritmo fácil e confortável. Para alguns, significa correr mais devagar, enquanto para outros pode significar fazer intervalos de caminhada para manter o esforço mais baixo.
Faça seus longões em terrenos que simulem o percurso da maratona que você vai correr e, assim como você faria no seu treinamento para os 21 km, aumente a distância gradualmente de 1,5 a 3 km por semana.

Seja mais eficiente
Uma forma fácil de correr mais e com menos estresse é usar intervalos de caminhada. Trata-se de uma maneira efetiva de quebrar a distância mentalmente e a fase de caminhada permite mini-recuperações que reduzem o impacto no seu corpo e possibilitam que você corra mais forte e longe.

Dê um passo de cada vez
Treinar e correr uma maratona pode ser mentalmente assustador. Imprima sua planilha e coloque em um lugar em que você vá ver com frequência. Semana a semana, marque seu progresso e visualize você indo cada vez mais longe no percurso.

Corra em grupo
Vamos encarar: correr por horas sozinha pode ser tedioso. Arrumar um parceiro ou grupo de corrida é uma ótima forma de fazer o tempo passar mais rápido, especialmente nos longões.

Ajuste as expectativas para a prova
E, finalmente, a menos que você esteja querendo ganhar a corrida, uma boa meta para sua primeira maratona é terminar forte. Não se preocupe com tempo e aproveite a experiência. Será a primeira vez que seu corpo cobrirá 42 km e só fazer isso já é um recorde pessoal!

Então, aproveite para se programar! Tem várias maratonas pelo Brasil e pelo mundo que estão à sua espera!

Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)

 

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