QUAL É A BOA??

box_imagens_noticias
icone_categoria

Corrida

iconde_data_post

21 Fevereiro, 2020

icone_comentario_post

por marcelo

 

QUAL É A BOA??

Quem nunca correu na vida, sempre questiona por que a gente corre tanto. Como que um esporte que desgasta da cabeça as pés pode fazer bem?
Pra muitas pessoas, a corrida virou um hábito. Algo que é igual acordar e escovar os dentes, lavar as mãos antes de comer ou tomar banho. Você não vive sem isso. Nem pode!

Para um grupo enorme de pessoas, a corrida virou caso de saúde: ou pra perder peso ou pra curar certas doenças como diabetes, pressão alta e até depressão. A corrida tem algo curador na sua fórmula. Além de mexer com todo o seu corpo, ela te aproxima das pessoas e te faz conhecer outros lugares. Por muitas vezes, talvez, você passou pela orla da Lagoa da Pampulha e sequer reparou nas capivaras, nas garças, nas flores… De carro, de moto ou de ônibus você não teria como ver os detalhes, nem ver de perto o moço da gaita escocesa soltando o som por ali. Mas correndo, com certeza você viu, ouviu…

Eu fiz vários amigos ao longo da orla. Gente de outras assessorias, corredores anônimos que cruzam comigo durante os longões e até a tia Sônia da água de côco e responsável por um dos banheiros públicos que mais usei na vida. Rsrsrsrs

Se você ainda tem dúvidas sobre as coisas boas que a corrida trás, espia só o tanto de coisa que ela faz com seu corpo:

As substâncias liberadas durante a corrida

Endorfina
Conhece aquela sensação de prazer e bem-estar após um treino? A endorfina é uma das responsáveis por isso. É um hormônio que aumenta a disposição física e mental, além de ter efeito analgésico e imunológico.

Dopamina
Uma das principais substâncias responsáveis pelo controle da ansiedade. É um neurotransmissor que age como um tranquilizante natural, ajudando no foco, na concentração e diminuindo a ansiedade. Baixos níveis podem levar à apatia, insônia, perda de libido, dentre outros sintomas desencadeadores da depressão.

Serotonina
Promove sensação de euforia, bem-estar e plenitude. Contribui sensivelmente para o combate à insônia, um dos sintomas da depressão.

Adrenalina
Promove uma sensação de euforia e força em nosso corpo. Isso cria um cenário de maior energia e disposição durante a atividade.

Depois de saber isso tudo, creio que você entendeu por que há muitos malucos por aí: uns que acordam antes do sol nascer pra correr; outros que correm assim que o sol desperta; uns preferem a esteira (beleza, ratinho), e outros gostam do pôr do sol, da noite, da corrida na chuva… Não importa. Calce o tênis ou vai descalço mesmo! Mas comece a correr, já, e seja feliz!

 

Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)

Inscreva-se na nossa Newsletter
e participe de promoções!

divisorias
icone_endereco

Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3850
Bandeirantes - Pampulha - BH/MG

icone_celular

31 4103-8029 | 98464-8029