CORRIDA X CORONAVÍRUS

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Corrida

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19 Março, 2020

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por marcelo

Com a pandemia de coronavírus começando a escalada no Brasil, especialistas têm recomendado higienização das mãos e uso de álcool em gel, isolamento social e evitar ambientes fechados e aglomerados. Com a progressão da doença no país, o fechamento de escolas, cinemas, teatros e museus e os pedidos das autoridades para que as pessoas fiquem em casa, dividir o mesmo ambiente de uma academia e todos os seus aparelhos com outras pessoas, mesmo com todos os cuidados, já não é mais a melhor escolha. O ideal, dizem os especialistas, é que as pessoas se exercitem em casa. Ou, enquanto sair à rua não for proibido, como já aconteceu em países como Itália e Espanha, que façam atividades físicas ao ar livre, sozinhas, e mantendo pelo menos dois metros de distância das outras pessoas. As atividades ao ar livre são associadas ao risco menor de contato com outra pessoa infectada e, por isso, são mais seguras. Na academia, é possível que pessoas infectadas levem secreções para o ambiente e para os aparelhos, e o vírus pode ficar ativo por até nove horas .

DICAS PRA CORRER AO AR LIVRE

– Correr ao ar livre ainda não oferece grande risco de transmissão, se for feito sozinho, respeitando distância para outros corredores e pedestres;
Se você faz parte de um grupo de corrida, mantenha as trocas de experiências com eles apenas por meios virtuais, por um tempo. Na hora de correr, vá sozinho;
– Peça ao seu treinador para mandar as planilhas por e-mail ou whatsapp, sem necessidade de encontro físico com ele;
– Leve sua própria garrafinha de água ou isotônico e seus alimentos de casa. Nada de comprar bebidas na rua, durante o treino;
– Não esqueça de levar um frasquinho de álcool gel 70% sempre com você, mesmo no esporte;
– Não participe de competições. Enquanto num treino é possível respeitar uma distância de pelo menos dois metros para outras pessoas, numa prova de corrida é impossível evitar a proximidade entre os atletas: há um grande número de competidores correndo lado a lado, e há grande possibilidade de transmissão aérea por gotículas de saliva. Tanto que várias provas já estão sendo canceladas ou adiadas, como a Maratona de São Paulo, a Maratona de Porto Alegre e até o Iroman em Floripa;
– As mesmas dicas valem para quem pedala. Vá sozinho, não pare para conversas e compras. Leve sua garrafinha e seus alimentos e suplementos. Nada de competições. E, se possível, use sua própria bicicleta;
– Evite usar o sistema de equipamentos compartilhados, como bicicletas e patinetes para aluguel. Se não tiver alternativa, higienizar os equipamentos com álcool gel 70% antes e depois de você usá-los;

NADAR É UMA OPÇÃO!

Segundo especialistas, o vírus da COVID-19 morre rapidamente em contato com a água clorada. Portanto, por enquanto a natação ainda é uma opção. Mas mantenha distância de uma raia entre você e outro nadador. E assim que sair da piscina, higienize as mãos, que certamente entrarão em contato com as bordas e escadas;

MUSCULAÇÃO, NÃO!

O uso de equipamentos de musculação de praças públicas, como barras, não é indicado;
Se quiser puxar ferro, levantar peso, mexer os músculos, faça exercício funcionais em casa, nossa equipe Guana pode te ajudar!!!

E se sentir qualquer sintoma de gripe, coronavírus ou indisposição em geral, não malhe nem ao ar livre, nem em casa. Corpos infectados por viroses precisam de repouso.

 

FOnTE de apoio: EU Atleta

Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)

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