CORONAVÍRUS X EXERCÍCIOS

box_imagens_noticias
icone_categoria

Corrida

iconde_data_post

29 Março, 2020

icone_comentario_post

por marcelo

CORONAVÍRUS X EXERCÍCIOS

Eu não sei você, mas eu fiquei muito preocupada com essa pandemia. As maratonas canceladas e adiadas ao redor do mundo e até no Brasil. A gente até pensou aos 45 do segundo tempo que aqui a COVID 19 não chegaria com tanta força. Ficamos descrentes até que os primeiros casos começaram a aparecer. Na primeira semana de quarentena em BH, eu resolvi obedecer as recomendações. Na sexta até pedalei na rua, mas no sábado, depois do plantão da madrugada, decidi correr na esteira. Estava chovendo e eu não quis arriscar ter um resfriado justamente nessa época do ano.

Liguei para o dono da academia e ele permitiu que eu fosse correr em uma das esteiras. Já que o local estava fechado, fui encarar os 24km no mesmo lugar. Não foi nada fácil. 2h30…. Muito calor, mesmice e nada agradável não ver as capivaras, as garças, os matos, e as pessoas na Pampulha. A gente costuma reclamar tanto de correr sempre no mesmo lugar, mas depois de ser impedido de frequentar um espaço que você conhece como a palma das suas mãos, as coisas mudam.

Mantive minha rotina de treinos essa semana. Fiz todos os treinos de corrida na rua. Cumpri minha planilha, corri em horários de pouco movimento, alías, foi ótimo correr e não ter carros, motos, e gente sem noção no meio do caminho. Por outro lado, é triste ver tudo parado. A semana toda parecia feriado. Os treinos de bike fiz no rolo, indoor. E musculação, também. Mantive tudo certinho: dieta, horários e meu trabalho (como jornalista, estou todos os dias na rua, aliás, toda noite/madrugada). Na TV tomamos muitas preocupações. Higienizamos microfones, andamos com luvas e máscara nos carros para emergência e não compartilhamos mais nossos microfones.

Também não vivo sem álcool em gel. Já tinha o costume de andar com algum na bolsa. Agora mais ainda. Porém o que me irritou muito foi ver idosos perambulando por aí e gente, sem um pingo de bom senso, correndo e pedalando junto. Sério, não precisa disso. Faça seu treino, cumpra sua planilha, mas não se exponha ao risco, não exponha aos outros.

Nossas planilhas tem chegado normalmente. E nossos treinadores estão à disposição para qualquer dúvida. Só chamar!

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?

Com a progressão da doença no país, o fechamento de escolas, cinemas, teatros e museus e os pedidos das autoridades para que as pessoas fiquem em casa, dividir o mesmo ambiente de uma academia e todos os seus aparelhos com outras pessoas, mesmo com todos os cuidados, já não é mais a melhor escolha. O ideal, dizem os especialistas, é que as pessoas se exercitem em casa ou se sair, faça atividades físicas ao ar livre, sozinhas, e mantendo pelo menos dois metros de distância das outras pessoas e com higienização total antes e depois com alcóol gel.

Os infectologistas desaconselham o uso de aparelhos de ginástica compartilhados, como barras em parques e praias e halteres de academias públicas. Para utilizá-los seria necessária uma higienização correta, o que a maioria não teria condições de fazer.
O ideal é não usar de jeito nenhum! Segundo os médicos, não bastariam algumas gotas de álcool em gel. Já caminhadas e corridas, por enquanto, são menos problemáticas, obviamente que respeitando o princípio de lugares sem aglomeração. Os condomínios, por exemplo, podem fazer escalas para que pessoas que precisam deem voltas no play. Mas também é possível fazer atividades em casa. Atualmente, há vários aplicativos que auxiliam nos movimentos.

Mas é importante fazer de forma personalizada para mais resultados e segurança: os professores da GUANA estão enviando video-aulas para os alunos fazerem treino funcional em casa, e publicaram videos super didáticos nas redes sociais pra ajudar a todos a não parar neste tempo de quarentena. Acessa lá! @guanatrainer

Mas o que fazer diante dessa crise?
Você parou seus treinos? Conta pra gente aqui como está sua rotina… Deixe aí nos comentários!

Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)

Inscreva-se na nossa Newsletter
e participe de promoções!

divisorias
icone_endereco

Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3850
Bandeirantes - Pampulha - BH/MG

icone_celular

31 4103-8029 | 98464-8029