Bem vinda, Magrela!

5 anos atrás

 

 

Eu tinha três anos quando ganhei minha primeira bicicleta. Foi um presente do meu avô. Era vermelha e tinha rodinhas. De lá pra cá, não parei mais. Tive outra antiga com o famoso “freio de pé”, uma monark de cestinha, outra com quadro masculino e uma Caloi que eu amava que chamava Flora! Aliás, tudo meu sempre teve nome. E a Flora me acompanhou por muitos anos. Até ser roubada durante um dia de trabalho. Estava presa no cadeado e na corrente e o ladrão levou.  Fiquei anos sem bicicleta. Comecei a andar de moto e a magrela foi esquecida. Quando mudei pra BH conheci um grupo que pedalava à noite pelas ruas da capital. Comprei a Antonietta e fui pedalar.  Tive outras duas bikes depois: a Scott e a Glória. Uma speed e outra MTB. Até que resolvi virar triatleta e investir no esporte. Hoje tenho a Princesa. Uma bike de estrada de alta performance! Ainda não é a de Triatlhon, mas com ela consigo fazer provas de triatlhon curto e olímpico!  E vou confessar algo: não dá pra viver sem pedalar! É uma sensação de liberdade sentar na Princesa e sair sem rumo, pela estrada. Girar durante 3, 4 horas… e além de trazer toda essa sensação de ser livre, a bike faz muito bem pra saúde. E se você ainda não consegue correr ou não pode por causa de algum problema no joelho, nas articulações, a bicicleta é uma parceira ideal.

 

A bike na GUANA

Por isso, a Guana agora tem um grupo é uma planilha específica para os treinos sob duas rodas! Ainda não sabe quais os benefícios esse esporte tem? Espia aí! Sendo considerado um exercício de baixo impacto, divertido e versátil, comece a considerar a bicicleta como uma companheira de atividade, e então adote uma rotina compatível para alcançar a boa forma e saúde.

 

  1. A obesidade e controle de peso

Andar de bicicleta pode ser uma opção perfeita para você controlar ou reduzir o seu peso, uma vez que a sua taxa metabólica pode aumentar, assim contruindo músculos e ainda queimando gordura corporal. Pesquisas afirmam que é possível queimar cerca de 2000 calorias por semana ao andar de bicicleta todos os dias. O recomendado é 1 hora, assim você poderá eliminar em média 300 calorias.

  1. Previne doenças cardiovasculares

Andar de bicicleta pode fortalecer os músculos do coração, diminuir a pulsação em repouso, e ainda reduzir os níveis de gordura no sangue..

  1. Câncer e ciclismo

Dentre os cânceres, pesquisas recentes demonstraram que andar de bicicleta pode reduzir a possibilidade de ocorrência de câncer de cólon, de mama e do intestino.

  1. Diabetes e ciclismo

. Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis, e assim, o risco de desenvolvimento dessa condição é reduzido. É dito que pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 40% do risco de desenvolver diabetes.

  1. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e atrite

Andar de bicicleta pode melhorar a força, o equilíbrio e também a coordenação motora. Contribuindo para a saúde das articulações, ainda pode prevenir quedas e fraturas gratuitas. Esse é um exercício físico ideal para você prevenir osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto, e não é aplicado alto estresse sobre as articulações. Andar de bicicleta regularmente pode ajudar a prevenir a osteoporose, já que não é um exercício de levantamento de carga.

  1. Mente saudável junto com um corpo saudável

Condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, podem ter consequências reduzidas, pois assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta favorece aos níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar.

  1. Tônus muscular

Um dos benefícios de andar de bicicleta mais importantes é fortalecer os músculos da perna, sendo ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos e funcional para a construção de força de uma forma holística. Você vai gradualmente começar a ver uma melhoria no tônus muscular das pernas, coxas, posterior de pernas e quadris. Esses efeitos podem ser notados mais rápido ao conciliar musculação com o ciclismo.

  1. Constroi Estamina

Andar de bicicleta pode ser considerado uma atividade importante para a construção de resistência física.

  1. Melhora a coordenação motora

A atividade envolve todo o corpo, portanto, braços, pernas, mãos, e principalmente ainda favorece o reflexo, assim reduzindo o tempo de reação a alguma adversidade.

  1. Sem alto investimento

É importante que você saiba que para desfrutar dos benefícios de andar de bicicleta, não é necessário gastos com altos investimentos. Uma bicicleta tradicional e sem grandes apetrechos pode ser conveniente para ciclistas iniciantes, sem contar com o serviço de bicicletas públicas que algumas cidades do país vêm adotando.

Vale lembrar que o hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também pode auxiliar na rotina, sendo um meio de transporte alternativo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que reduz a poluição do ar.

 

O que tá esperando? Bora pedalar!!!

Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)