O que a corrida faz…

O que a corrida faz…
6 anos atrás

“Mesmo nessa crise, com as coisas difíceis pra todo mundo, eu não me destemperei. A corrida me ajudou a manter o equilíbrio.”

O relato aí é do seu Amaro. Um jovem senhor barbudo que corre lado a lado com o amigo Joaquim, o nosso pastor-corredor. Os dois são parceiros de treino. Fazem sempre o mesmo percurso, vão de quilômetro em quilômetro conversando e mantendo o ritmo das passadas.

Tive o prazer de correr alguns quilômetros ao lado dos dois no último sábado. Eles tinham 16km na planilha e eu tinha 18. Durante nossa conversa e corrida, falamos sobre futebol, trabalho, e claro, sobre correr.

Amaro disse que a corrida mudou a vida dele. Trouxe benefícios impossíveis de descrever. A sensação de bem estar, a saúde melhorou. E ele é incapaz, hoje, de parar.

Achei o máximo quando ele disse que em meio à tantas mudanças no mundo, na economia, problemas do dia a dia, no trabalho, na família, a corrida foi uma parceria importante. Ele não perdeu o “tempero”. Ele não estressou. A corrida transformou momentos ruins em quilômetros de prazer. Sem contar nos inúmeros benefícios que este esporte traz pra saúde!

A dupla Amaro e Joaquim se despediu de mim no km 8. Eles voltaram pra terminar o restante do percurso. Eu fui dar a volta na orla. Depois dessa conversa, até minhas passadas mudaram. Meu tempero também mudou. A corrida foi mais saborosa, como deve ser, sempre!