Topo do Mundo

Topo do Mundo
6 anos atrás

Correr na trilha nunca foi meu forte. Não sou chegada a subir morros. Mas gosto de desafios. Dessa vez a trilha era desconhecida: Topo do Mundo. 24km no total ida e volta. Terreno íngreme, cascalhos, descidas longas e escorregadias…

Claro que não podia perder!!! Arrumei minha mochila um dia antes. Deitei cedo. Acordei cedo. Fui de moto até o ponto marcado com a equipe. Eu torci a semana inteira pra dar sol, pra não ficar muito nublado e pra não chover.

Exceto pelo vento gelado, tudo ia bem.

Comecei a correr num ritmo bom. Mas a trilha é muito técnica! Descidas cheias de buracos, pedras por todos os lados e mato. O caminho sinuoso no meio de vegetação também foi um desafio. A todo momento eu pensei que ia ter uma cobra passando por ali e aí veio o pensamento: “por que não vim de calça?” Agora já era!

Como estava muito frio no início, optei por correr com a jaqueta corta vento que tinha usado na moto. Corri 2km com ela e tirei. Continuei o percurso. Hora correndo, hora andando. Tem trecho que é impossível correr. Muito alto e muito esburacado. Não dá!

Do terceiro pro quarto km parei pra procurar um lugar pra fazer xixi. 🤣🤣🤣🤣

Custei, mas achei uma pedra escondida. Uma trilha no meio da trilha. O esconderijo perfeito para uma “maria-mijona” como eu. Se eu não parasse, não conseguiria ir até o final. Acabei de me distanciando do grupo que estava correndo junto comigo. Os alcancei lá no km 5. Eles pararam e voltaram e eu fui mais um. Corri 6km, peguei a gopro e registrei alguns trechos de volta.

O sol saiu. O tempo esquentou e o vento levou!!!! Quase fui jogada ao chão umas três vezes pela ventania! Um percurso de tirar o fôlego, em todos os sentidos!!!

Quase no fim de trilha, tivemos o suporte dos queridos Paulinho e Marcelo. Logo o “chefe” que deu tanto conselho pra turma ir devagar, não exagerar no pace, manter o controle nas descidas… acabou caindo quando seguia de Bike pra hidratar a galera. A boca inchou, o rosto ficou marcado e a perna também. Felizmente, nada sério!!!

O grupo praticamente gastou um tempo interessante: entre 1h10’e 1h50′ pra quem começou mais tarde pra fazer 10km. No meu caso, foram 12km em 1h41′. Grau de dificuldade enorme mesmo!!! Mas foi ótimo pra treinar a força do corpo e da mente! Mês que vem tem mais trilha e eu estarei lá, feito carrapato!

Valeu, Guana!